quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O novo espaço do Makro, o Speciale Adega & Emporium foi projetado pelo Idoeta Arquitetura

Inovações em lojas

São Paulo, Novembro de 2008 – O escritório Idoeta Arquitetura assina o projeto de arquitetura do novo espaço Speciale da rede atacadista Makro. O primeiro Speciale foi inaugurado na loja da Vila Maria, no dia 23 de Outubro de 2008. Com a intenção de criar um ambiente aconchegante e sofisticado, o espaço faz uma releitura das tradicionais caves de vinhos européias, utilizando-se de uma linguagem contemporânea.
O Speciale é um ambiente, inspirado em lojas existentes na Europa, voltado para donos de pequenos hotéis, restaurantes e cafés, que abriga uma adega climatizada, vinhos nacionais e importados, charutaria, embutidos, defumados, queijos, temperos e especiarias, chocolates finos, cafés especiais e um espaço para degustação e cursos de capacitação de clientes em Gastronomia e Enologia. O ambiente fica dentro das lojas da rede Makro e a primeira loja a receber o Speciale foi a de Vila Maria.
Para o Speciale, a arquiteta Lina Idoeta elaborou um conceito de espaço que combina clássico e contemporâneo, sofisticação e inovação. No ambiente escuro e com forro em arcos, característico das caves européias, foram utilizados acabamentos em madeira e tijolo que remetem às sensações das tradições do vinho. No entanto, o toque moderno do projeto aparece na aplicação de mosaico de ladrilho hidráulico no piso, na parede e no desenho diferenciado do expositor ondulado.
O projeto luminotécnico do Speciale utilizou iluminação indireta, que dá uma sensação acolhedora. Além disso, o uso de “LEDs” (Diodos emissores de luz), perto das garrafas de vinhos impede que estas esquentem e danifiquem o produto.
O espaço de degustação e eventos possui em uma das paredes aplicação de pintura especial com efeito marmorizado típica da Veneza Renascentista, conhecida como “Estuque Veneziano”. Em contraposição a esta tradicional pintura, as cadeiras de acrílico transparente dão um ar leve e atual para o ambiente. Na entrada do espaço de eventos existem dois totens de madeira, onde também são disponibilizados vinhos para degustação.

Fachada do Speciale - Vila Maria

Vista do mosaico de ladrilhos

Vista do interior da loja